Notícias

Outubro Rosa: 8 dicas para a prevenção do câncer de mama


Outubro Rosa: 8 dicas para a prevenção do câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha criada para a prevenção e para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Ser consciente e tomar atitudes fazem toda a diferença nesse processo. Pensando nisso, preparamos 8 dicas para você. Confira!

1. Dê atenção ao que você come

Somos o que comemos. Mantenha uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes e frutas. Leguminosas como lentilha, feijão branco e grão-de-bico são ótimos componentes de prevenção ao aparecimento do câncer de mama.

2. Mantenha os exames em dia

Ter um médico de confiança é fundamental. Ele poderá trazer mais segurança para você e fornecer orientações preciosas para sua saúde. Além disso, o profissional pedirá exames laboratoriais e avaliará com atenção os resultados. Tudo isso constitui uma das mais importantes medidas preventivas.

3. Fique de olho no prazo da mamografia e da reposição hormonal

A periodicidade indicada para mamografia em mulheres acima de 40 anos é uma vez a cada dois anos. Nas situações de incidência da doença na família, esse prazo pode diminuir (tornando-se anual), e a idade para início do exame, também (35 anos).

Atenção, mulheres na menopausa não devem fazer reposição hormonal. A exceção fica por conta de orientações médicas específicas.

4. Faça do autoexame um hábito

Você sabia que 80% dos casos de câncer de mama são descobertos por meio do autoexame? Afinal, a doença é silenciosa e não apresenta sintomas. Ao se conhecer, você pode detectar qualquer anormalidade em estágio precoce e procurar ajuda médica para o diagnóstico correto. Se perceber alguma alteração, não se desespere. Na grande maioria das situações, elas são benignas. Porém só um profissional poderá avaliar.

5. Beba com moderação e abandone o cigarro

A ingestão de bebida alcoólica e o tabaco contribuem para o aparecimento do câncer de mama. Se eles forem combinados, então, as chances ficam maiores. Caso seja fumante, considere abandonar o cigarro. Isso trará benefícios para a sua saúde como um todo. Em relação à bebida, não exagere.

6. Despeça-se do sedentarismo

Mulheres com quadros de obesidade produzem maiores quantidades de estrogênio. Esse hormônio, em excesso, tem ligação com os compostos cancerígenos. Portanto escolha o seu esporte favorito e deixe a preguiça de lado.

7. Amamente

Você sabia que as mulheres que amamentam têm menos chances de desenvolver o câncer de mama? Isso é o que dizem as pesquisas de estudiosos da área. E então? Já pensou em aumentar a família com um bebezinho lindo?

8. Tome banho de sol

Contar com a vitamina D em quantidades adequadas no corpo reduz em 50% as chances do aparecimento do câncer de mama. Uma grande fonte desse importante componente pode ser adquirida por meio da exposição ao sol. Ao fazer isso, prefira momentos antes das 10h e após as 16h. Apenas dez minutinhos pela manhã e mais dez à tarde são suficientes. Faça disso um hábito.

Dica bônus

O suco de cenoura e a sopa de tomate são alimentos, além de muito nutritivos, antioxidantes, que atuam na redução dos riscos do câncer de mama. Ingerir esses parceiros da saúde duas vezes por semana, pelo menos, trará efeitos positivos. Para deixá-los do seu gosto, faça combinações de frutas no suco e use os temperinhos saborosos na sopa. Experimente!

Utilize o aprendizado da campanha Outubro Rosa todos os meses. Previna-se!

 

Entre em contato conosco