Notícias

Os malefícios do álcool no sistema gastrointestinal


Os malefícios do álcool no sistema gastrointestinal

O etanol é uma molécula simples que se move facilmente através das membranas celulares do nosso corpo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, os brasileiros consomem 18,5 litros de álcool por ano. E dá para imaginar que grande parte desse número está concentrado nos dias de carnaval. Com a chegada de uma das maiores festas do Brasil, é preciso estar atento não só à diversão, mas aos malefícios do álcool.

Para incentivar o consumo moderado, ao longo do texto você descobre os efeitos das bebidas alcoólicas no nosso sistema gastrointestinal. Confira:

Como o álcool age no nosso organismo?

O sistema gastrointestinal começa a absorver o álcool, em pequenas quantidades, já na boca e no esôfago. A partir disso, ele é absorvido por todo o conjunto de órgãos, irritando as mucosas do estômago e alterando as membranas do intestino. Ao longo do tempo, essa ação negativa pode gerar problemas como esofagite, gastrite e úlceras.

No fígado, o composto orgânico altera a produção de enzimas. Assim, este conjunto de substâncias aumenta para realizar metabolização. Consequentemente, o órgão, mesmo possuindo a capacidade de destruir o etanol, fica sobrecarregado. Em quantidades maiores, o consumo causa lesões nas células hepáticas. O resultado em longo prazo são inflamações crônicas e hepatite alcoólica, o que pode evoluir para cirrose.

Ainda no aparelho digestivo, outra glândula prejudicada pelo excesso de bebidas alcoólicas é o pâncreas. Responsável por produzir hormônios, enzimas e proteínas, o pâncreas pode sofrer com inflamações decorrentes da ingestão de álcool. A contaminação pode levar a uma doença chamada pancreatite, que causa forte dor abdominal.

É importante lembrar, também, que a presença do etanol no corpo altera a imunidade, abrindo caminho para o surgimento de outras doenças. Então, antes de cair na folia, é recomendado realizar um check-up médico. Com ele, você descobre se está tudo bem em seu organismo e define os limites do seu corpo para o consumo de bebidas alcoólicas.

 

Conheça as unidades do Laboratório Carlos Chagas, saiba qual está mais perto de você e agende seus exames!

 

Entre em contato conosco