Notícias

Boa refeição: 5 alimentos que aumentam o HDL


Boa refeição: 5 alimentos que aumentam o HDL

O HDL é uma das principais lipoproteínas responsáveis pelo transporte do colesterol no corpo humano. Produzida no fígado, essa substância é uma gordura presente em todas as células do organismo e é, em grande parte, proveniente da alimentação. Por isso, existem alimentos que aumentam o HDL, considerado o bom colesterol.

Sigla de High Density Lipoproteins, HDL significa lipoproteínas de alta densidade. Como resultado, é capaz de absorver os cristais de gordura presentes nas artérias. A base do seu trabalho é transportar esses materiais de volta ao fígado para que sejam eliminados. Assim, torna-se benéfico, reduzindo risco de doenças, principalmente do coração.

Ainda não sabe como melhorar os níveis de HDL no seu corpo? Listamos cinco alimentos que podem ajudar! Confira:

Comidas do bem

  1. Azeite: ideal para o controle de gorduras no sangue, o consumo do azeite, além de aumentar o HDL no organismo, diminui o LDL, considerado o colesterol mau. Logo, favorece a saúde cardiovascular e pode prevenir doenças degenerativas.
  2. Soja: a soja é a mais completa fonte de proteína vegetal. Entre os benefícios da sua inclusão na dieta está a capacidade de seus compostos orgânicos aumentarem o colesterol bom, inibindo a aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras nas artérias.
  3. Peixe: animais de água fria, como o salmão, a sardinha e o atum são ricos em ômega 3. Esse ácido eleva o HDL, sendo visto como um verdadeiro protetor do coração, mantendo o ritmo ideal de suas batidas e da circulação sanguínea.
  4. Aveia: as fibras presentes na aveia, que conta com a beta-glucana, fazem dela um alimento funcional. Consequentemente, ajuda na redução do colesterol total, auxiliando no equilíbrio dos níveis de gordura.
  5. Chocolate amargo: indicado apenas com consumo moderado, o chocolate amargo é, comprovadamente, capaz de elevar o HDL. O cacau é rico em flavonoides, poderoso antioxidante.

Cuidar da alimentação é o primeiro passo para uma vida mais saudável. Mesmo assim, não é o único! Lembre-se de ter os exames de rotina em dia. Afinal, são eles que indicam as alterações no colesterol. Não fez seu check-up deste ano? Procure a unidade do Laboratório Carlos Chagas mais perto de você e agende!

 

Entre em contato conosco