Notícias

Promoção da saúde e qualidade de vida: vamos juntos?


Promoção da saúde e qualidade de vida: vamos juntos?

A busca por uma rotina e um corpo saudável precisa ser constante.  Mesmo assim, cuidar de nós mesmos pode ser uma tarefa difícil e um grande desafio. Pensando nessa realidade, foi criado o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.

Comemorada no dia 6 de abril, essa data tem o objetivo de diminuir a parcela de pessoas em situações de risco devido a maus hábitos na rotina. Para isso, são pensadas ações que incentivem uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos e a realização periódica de exames para checagem do organismo.

Mas, afinal, o que de fato é qualidade de vida?

O conceito de qualidade de vida

A definição de qualidade de vida pode ser considerada intuitiva. Isso possibilita que seu conceito seja abrangente. Assim, envolve tanto a saúde física como a mental, passando pelas relações sociais e até pela ligação com o meio ambiente. Consequentemente, qualidade de vida e saúde são termos inseparáveis.

A OMS, Organização Mundial de Saúde, possui uma definição que abrange toda a influência do conceito em nosso dia a dia. Para o órgão, qualidade de vida é “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

A ligação com a saúde

Os termos, como citado, são inseparáveis. De certa forma, podem chegar a representar a mesma coisa. Separados, trabalham por um único bem. A saúde contribui para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, e essa é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde.

 

O primeiro passo para que isso seja possível é a preocupação constante com o bom funcionamento do corpo. E pode começar de forma simples, realizando exames periódicos e conhecendo o funcionamento do seu organismo. Ainda não fez o check-up anual?  Agende pelo telefone (32) 3025-8001 ou pelo WhatsApp (32) 98454-6100.

 

Entre em contato conosco