Notícias

Combate ao coronavírus: a alimentação como aliada do sistema imunológico


Combate ao coronavírus: a alimentação como aliada do sistema imunológico

Refeições nutritivas, dieta balanceada, pratos coloridos. A alimentação sempre foi aliada do nosso sistema imunológico. Cuidar do que comemos é cuidar do nosso corpo e, assim, prevenir diversas doenças. Com o novo coronavírus, é preciso atenção: nenhum alimento evita o contágio ou é capaz de curar a infecção causada por ele. Mesmo assim, uma rotina saudável será fundamental para que o organismo esteja preparado para combater o invasor.

Pensando nisso, listamos aqui alimentos importantes para fortalecer nossas células de defesa. Você vai conferir, também, seus nutrientes e como agem no corpo humano. Olha só:

1.    Vegetais verde-escuros

Nessa lista, inclua espinafre, brócolis, agrião e couve. Todos as folhas com tonalidades escuras de verde são fontes de fibras, betacaroteno, ferro e ácido fólico. O brócolis, por exemplo, possui, ainda, vitamina A, C e da antioxidante glutationa. Consequentemente, o alimento é um dos impulsionadores da nossa imunidade.

2.    Frutas e legumes

Aqui, fazemos uma divisão por cor. O vermelho, como do morango e do tomate, representa sabores ricos em vitamina C e antocianinas. Assim, têm propriedades antioxidantes e fortalecem o coração. Já os alaranjados, como mamão e cenoura, atuam na manutenção dos tecidos e ajudam o sistema imunológico.

3.    Mel e gengibre

O mel já é famoso por ser anti-inflamatório e fonte de energia. Além disso, ele melhora a imunologia e ajuda no funcionamento do intestino, estimulando a proliferação de bactérias benéficas ao organismo. O gengibre, por sua vez, com vitamina C e B6, é antioxidante, estimula a desintoxicação e pode ser usado em chás, sobremesas e molhos.

Nossa dica extra: não se esqueça da hidratação e de manter o corpo em movimento, mesmo em casa. Finalmente, procure sempre fontes seguras de informação e cheque as notícias que recebe. O combate ao coronavírus, para que seja eficaz e seguro para todos, precisa disso! Para saber mais sobre exames, coleta domiciliar em meio à pandemia e conhecer o teste rápido da Covid-19, acompanhe nossas redes sociais!