Notícias

Você conhece os exames laboratoriais de nutrigenética?


Você conhece os exames laboratoriais de nutrigenética?

A nutrigenética estuda a ação genética de cada indivíduo em relação aos alimentos inseridos em sua dieta. Os exames laboratoriais que traçam o perfil nutrigenético do corpo são realizados como forma de prevenção de diversas doenças. Com eles, o médico, o nutricionista ou o profissional da saúde pode tomar decisões preventivas específicas para a realidade do paciente.

Ao longo do texto, você vai conhecer como funciona a nutrigenética e por que saber as reações do seu organismo às refeições é importante. Explicamos, também, de que maneira o exame é realizado. Vamos lá?

A nutrigenética e sua interpretação

O exame que avalia o tipo nutrigenético do corpo é feito com um mapeamento que identifica alterações que podem interferir em como nosso organismo reage à alimentação e a outros fatores, como a atividade física. Dessa forma, é possível identificar o risco do aparecimento de doenças crônicas relacionadas, principalmente, à nossa alimentação. Os exemplos são a obesidade e a intolerância alimentar.

No resultado, características como deficiência de vitaminas, sobrecarga ou falta de ferro, sensibilidade à cafeína e sensação de saciedade podem ser observadas. A interpretação deve ser feita por profissionais da área que, ao chegarem a uma conclusão, estarão aptos para garantir meios de alinhar seu perfil aos seus objetivos.

Os exames laboratoriais de avaliação

Para analisar a nutrigenética, é necessária uma amostra de sangue ou de saliva. A partir dela, é feito um estudo dos módulos abaixo para traçar a estratégia correta do plano alimentar, que também será norteada pelo paciente. Depois da coleta, serão investigados:

  • Genes relacionados à obesidade;
  • Regulação do metabolismo lipídico;
  • Risco do desenvolvimento de diabetes mellitus 2;
  • Hipertensão arterial sistêmica;
  • Metabolismo de vitaminas;
  • Intolerâncias alimentares;
  • Modulação da resposta inflamatória e estresse oxidativo e desintoxicação;
  • Doença celíaca.

Os benefícios são diversos e vão influenciar, diretamente, a sua qualidade de vida. Sabendo disso, converse com seu médico ou nutricionista e agende seu exame! No Laboratório Carlos Chagas, temos selo ouro em cuidar de você. Encontre a unidade mais próxima!

 

Entre em contato conosco