Notícias

Você conhece o objetivo do exame parasitológico?

O exame parasitológico é um teste realizado com amostras de fezes. O objetivo principal da análise é diagnosticar parasitas intestinais. Para isso, são utilizados critérios morfológicos. Ou seja, com o material coletado, a forma dos seres vivos é procurada e estudada. Assim, o exame é capaz de detectar proglotes (tênias e solitárias, por exemplo) e vermes adultos que afetam o intestino humano.

Além disso, o teste pode ser solicitado para determinar a consistência das fezes, a presença de sangue, leucócitos e proteínas. Como resultado, ele ajuda a diagnosticar e entender as razões de dores e incômodos no sistema digestório. A pesquisa de sangue, por sua vez, pode identificar possíveis tumores e outros males intestinais.

Como o exame parasitológico é realizado?

A amostra de fezes necessária para a realização do exame parasitológico é colhida em casa, pelo próprio paciente. Para que o resultado seja preciso, é fundamental que as indicações fornecidas pelo laboratório sejam seguidas e que o material seja armazenado em um frasco padrão esterilizado. Depois, é importante que seja entregue o mais rápido possível para análise.

No laboratório, o material é submetido a testes para inspecionar aparência, composição e consistência. Caso não seja encontrada a presença de larvas, ovos ou parasitas, o resultado do exame será negativo. A amostra que apresentar algum agente terá no resultado os nomes dos parasitas. Nesses casos, o médico responsável indica os passos para o tratamento.

Existem cuidados e contraindicações?

O exame parasitológico não oferece riscos. Para sua realização, o paciente não pode estar fazendo uso de laxantes. Pessoas que foram submetidas a exames de contrastes radiológicos ou a qualquer tratamento com antibióticos, antiparasitários e anti-inflamatórios precisam consultar e respeitar o tempo necessário para que os medicamentos não afetem o resultado. O ideal é informar o médico que fez o pedido sobre qualquer remédio que esteja sendo tomado.

Finalmente, com a solicitação em mãos, encontre a unidade do Laboratório Carlos Chagas mais perto de você. Lá, receberá as instruções e os itens necessários para fazer a coleta do material para o exame parasitológico.