Notícias

Saiba como o exame PSA atua na prevenção do câncer de próstata


Saiba como o exame PSA atua na prevenção do câncer de próstata

O principal exame para o diagnóstico de câncer de próstata também pode identificar outras doenças. Saiba mais sobre o PSA.

psa

 

O PSA é um dos exames mais importantes para a saúde do homem, já que pode diagnosticar o câncer de próstata antes mesmo da aparição de sintomas. O procedimento serve como um check-up, podendo também identificar outras doenças.

Continue lendo para entender mais sobre o PSA, sobre como o exame ajuda na prevenção do câncer de próstata e os detalhes de sua realização.

O que é o exame PSA?

O nome vem da sigla Prostate Specific Antigen (PSA), que significa Antígeno Prostático Específico. O PSA é uma enzima que apresenta características de marcador tumoral ideal. Ou seja, sempre que existir lesão da membrana da célula prostática, o antígeno pode escapar de dentro da célula para o sangue.

Por isso, um dos principais papéis do exame PSA é a identificação do câncer de próstata e o avanço da doença no organismo. Além disso, ele pode auxiliar na verificação de outras lesões e doenças da glândula.

Como o exame PSA é realizado?

O exame é feito através da coleta de sangue do paciente em jejum. A amostra passa por uma análise de mensuração por técnica laboratorial de alta sensibilidade (radioimunoensaio) que pode detectar a presença do PSA no sangue.

Como devo me preparar para o exame?

O homem que for realizar o exame deve fazer jejum de pelo menos quatro horas, não ejacular por 48 horas antes da coleta e não deve realizar exercícios que causem impacto no períneo.

Quando devo realizar o exame PSA?

Homens com mais de 50 anos que estão em risco médio de câncer de próstata e com esperança de vida de pelo menos mais dez anos.

Homens com idade de 45 anos com alto risco de desenvolver câncer de próstata: afro-americanos e homens que têm um parente de primeiro grau (pai, irmão ou filho) diagnosticados com a doença com menos de 65 anos de idade.

Homens com 40 anos em risco mais elevado, ou seja, aqueles com mais de um parente de primeiro grau que tiveram câncer de próstata antes dos 65 anos.

Existe alguma contraindicação para o exame PSA?

A solicitação do exame é feita pelo médico, que tem a intenção de identificar doenças da próstata, principalmente nos grupos de risco. Portanto, pacientes jovens e sem risco familiar não precisam realizar o exame.

psa

Com qual periodicidade devo realizar o exame?

Todos os homens devem realizar o exame como forma de prevenção ao câncer de próstata. Os que não apresentarem antecedentes familiares da doença devem realizar a primeira dosagem aos 45 anos. Já os homens que apresentam casos de câncer de próstata na família devem iniciar o exame após os 40 anos de idade. A periodicidade do exame atualmente é feita conforme o resultado do valor do PSA.

O exame PSA é um importante indicador que auxilia no diagnóstico de câncer de próstata. Quando o paciente apresenta alterações do nível de PSA na amostra de sangue, além de outros fatores, como volume da próstata, idade e níveis apresentados em exames anteriores, o médico consegue diagnosticar e traçar a melhor forma de tratamento da doença.

 

Com as informações acima sobre o exame PSA, você já entendeu a importância do procedimento para a sua saúde. Procure seu médico de confiança e realize os exames de prevenção! Confira todos os exames oferecidos pelo Laboratório Carlos Chagas e agende o seu.

 

Entre em contato conosco