Notícias

5 dicas para a prevenção da obesidade


5 dicas para a prevenção da obesidade

A obesidade favorece diversas doenças, como a hipertensão arterial, a diabetes, as alterações no colesterol ou nos triglicerídeos, as complicações cardiovasculares e diversos tipos de câncer. Por isso, é necessário praticar alguns hábitos saudáveis e evitar que essa condição faça parte da sua vida. A seguir, separamos 5 dicas para você. Aproveite!

1. Movimente-se

Adotar uma postura mais ativa faz toda a diferença na prevenção da obesidade. Não estamos falando, apenas, de práticas esportivas e de academia. Você pode, por exemplo, optar pelas escadas em vez do elevador e caminhar em parte do trajeto até o trabalho. Descubra o que gosta de fazer e invista nisso. Que tal nadar, andar de bicicleta, correr ou dançar?

2. Alimente-se de maneira balanceada

A quantidade de calorias diárias recomendadas pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) é 2 mil. Tente distribuir esse valor entre frutas, legumes, cereais, carnes, verduras e derivados do leite. Um nutricionista pode ajudar você a montar um cardápio repleto de opções saborosas e saudáveis. Procure comer apenas quando sentir fome e evite alimentos processados e com muito açúcar.

3. Consuma bastante água

Muitas pessoas confundem os sinais da desidratação com a fome. Por isso, procure beber cerca de 2 litros de água (entre 8 e 10 copos) por dia. O líquido, puro, limpa as impurezas do organismo e faz com que ele trabalhe corretamente, cumprindo todas as funções.

4. Faça um check-up anual

Durante o check-up, o médico poderá fazer uma avaliação completa da sua saúde e indicar a melhor solução conforme o diagnóstico. Descobrir alterações precocemente é fundamental para que o tratamento ocorra com sucesso. O profissional também dará dicas e destacará os pontos de atenção no seu caso a fim de evitar a obesidade e seus prejuízos.

5. Controle o seu peso

É muito importante que você se pese semanalmente e tenha um controle rigoroso do seu peso. Ao perceber o aumento anormal dos números, procure mudar hábitos e evite, ao máximo, que a situação se agrave.

Agora que você já sabe como prevenir a obesidade, que tal continuar com a gente? Recomendamos a leitura de nosso outro post sobre os cinco alimentos que aumentam o HDL!

 

Entre em contato conosco