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Como vencer o nervosismo na hora de fazer um exame de sangue


Como vencer o nervosismo na hora de fazer um exame de sangue

Realizar a coleta de sangue para análise parece simples, mas, para muitas pessoas, não é. Há quem sinta muito medo e ansiedade nesse momento e há, até mesmo, quem tenha fobia (temor exagerado), fazendo com que tal procedimento seja um martírio. O receio, na maioria dos casos, é da agulha: por vezes, a ansiedade é tanta que uma agulha pequena pode parecer enorme aos olhos de quem vai enfrentá-la, e isso acontece com cerca de 10% da população.

Mas a agulha não é a sua inimiga. O exame de sangue será colhido para o bem da sua saúde, portanto veja algumas dicas de como enfrentar o medo desse pedacinho de metal que pode fazer uma grande diferença em uma avaliação médica.

 

Limpe a mente

Pensar na agulha não é o indicado se você quer manter a calma. Procure pensar em coisas boas e fazer atividades antes do procedimento que tirem a sua atenção do exame. Assim, você evita que o medo cresça.

Na hora do teste, também foque em bons sentimentos e pensamentos que possam distraí-lo desse momento incômodo.

 

Não olhe

Essa é uma dica comum e que realmente ajuda! No momento de realizar a coleta, vire a cabeça para o outro lado ou feche os olhos. Você também pode manter um ponto de visão fixo na sala e se concentrar nele até a finalização do procedimento.

 

Leve companhia

Normalmente um acompanhante pode entrar com você na hora do exame, então leve alguém em que você confie e que o acalme, assim você reduzirá a ansiedade da coleta.

Distraia-se

Você pode falar durante o exame e, se isso fizer você se sentir melhor, não se reprima! Fale sobre coisas que fazem bem ou até sobre um fato que aconteceu. A conversa vai desviar a sua atenção do procedimento e acalmá-lo.

 

Sente-se de forma confortável

Acomode-se na cadeira de forma que seu corpo fique o mais relaxado possível. Tente não tencionar os músculos e deixar os ombros soltos, bem como os braços e as pernas. Quando você está em um ambiente confortável, a sua mente entende que não há o que temer.

 

Controle a respiração

Este é um exercício muito eficiente para quem tem ansiedade: foque completamente na sua respiração e controle o ritmo dela. O ideal é que inspire por três segundos, segure o ar por mais três e, finalmente, expire em três segundos – repita o procedimento até que se acalme ou o procedimento termine.

 

A coleta de sangue é feita por profissionais altamente treinados para realizar o procedimento com total conforto e segurança. Ter medo é normal em vários âmbitos, mas, nesse momento, lembre-se de que você está em ótimas mãos e que nada de ruim irá acontecer. Afinal, trabalhamos e prezamos a sua saúde e o seu bem-estar.