Notícias

Sexagem fetal: dúvidas mais frequentes


Sexagem fetal: dúvidas mais frequentes

Leia este artigo e tire todas as suas dúvidas a respeito do exame de sexagem fetal, utilizado para identificar o sexo do bebê após a 8ª semana de gestação.

Antigamente, as mulheres grávidas precisavam aguardar até a 12ª semana de gestação para descobrir o sexo do bebê na ultrassonografia. Atualmente, no entanto, essa informação pode ser adquirida bem mais cedo! Isso por conta do teste de sexagem fetal.

Ele é um exame de sangue que identifica se o bebê é menino ou menina, de forma simples!

Tem dúvidas a respeito do exame, como ele funciona e como se preparar para a coleta? Neste blog, respondemos as principais perguntas sobre o tema. Continue lendo e confira:

Sexagem fetal: dúvidas frequentes

Abaixo, confira as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre a sexagem fetal.

Como é feito o teste?

O exame é feito com a coleta de uma amostra de sangue da mãe. Isso porque o sangue materno contém uma pequena quantidade de DNA fetal – separado do DNA da mulher através de técnicas de biologia molecular.

Então, o DNA do feto é analisado em busca do cromossomo Y. Se houver, o bebê será menino! Caso não seja encontrado, o feto é do sexo feminino. No caso de gestação de gêmeos, a presença do cromossomo Y indica que ao menos um dos bebês é do sexo masculino.

Geralmente, o teste de sexagem fetal é realizado após a 8ª semana de gestação, quando a quantidade de DNA fetal no sangue materno é suficiente para análise confiável.

Por que devo fazer o teste de sexagem fetal?

O exame é feito, principalmente, por quem deseja ter conhecimento precoce do sexo fetal. No entanto, ele também é indicado para mulheres com riscos de doenças genéticas ligadas ao sexo do bebê.

Como me preparar para o teste de sexagem fatal?

Para realizar o teste de sexagem fetal, é preciso:

  • Ter ao menos 16 anos;
  • Informar a semana de gestação e a data da última menstruação;
  • Preencher o formulário fornecido no ato da coleta.

Além disso, há algumas orientações a serem seguidas. São elas:

  • Pacientes menores de idade devem estar acompanhados de um responsável para assinatura do termo de consentimento;
  • Pacientes com gestações e abortos recentes devem aguardar, no mínimo, 6 meses para a realização do exame;
  • Pacientes em uso de anticoagulantes não devem fazer o exame.

Onde posso fazer o teste de sexagem fetal?

O exame de sexagem fetal pode ser feito em um laboratório ou em coleta domiciliar. O Laboratório Carlos Chagas realiza o procedimento em todas as suas unidades. Clique aqui para conferir os endereços.

Quais são os resultados possíveis do teste de sexagem fetal?

Após a coleta e exame da amostra de sangue, os resultados possíveis do teste são de “masculino”, “feminino” ou “inconclusivo”. No caso na terceira opção, a orientação é que a mãe refaça o exame após cerca de 15 dias.

É necessário pedido médico para a realização da sexagem fetal?

Sim. Converse com o seu obstetra sobre o interesse de descobrir o sexo do bebê e solicite um pedido médico para ser apresentado no laboratório.

Quais documentos apresentar na hora de fazer o teste?

É necessário apresentar um documento de identificação com foto da mãe e preencher o formulário fornecido pelo laboratório.

 

Agende hoje o seu exame de sexagem fetal no Laboratório Carlos Chagas! Nós contamos com os melhores equipamentos e profissionais preparados para atender você com excelência. Clique aqui para entrar em contato conosco.