Notícias

Principais diferenças entre HDL e LDL: conheça as funções do colesterol


Principais diferenças entre HDL e LDL: conheça as funções do colesterol

 

O colesterol é um dos tipos de gordura encontrados e produzidos naturalmente pelo corpo humano. Suas funções são essenciais para uma boa saúde e incluem a produção de hormônios e sais biliares. Mesmo com os benefícios, o nível elevado de colesterol é uma das principais causas das doenças cardiovasculares. Como forma de conscientizar e em busca de prevenção, o dia 8 de agosto foi marcado como o Dia Nacional do Combate ao Colesterol.

Presente no fígado, a substância é dividida de acordo com suas funções. Os nomes mais conhecidos e questionados são o HDL e o LDL, siglas para as lipoproteínas responsáveis pelo transporte do colesterol. A diferença entre o HDL e o LDL mais conhecida é que um é bom, caso do HDL, e o outro mau, o LDL. Mas, existem outros fatores que também apontam suas diferentes formas de agir nos sistemas corporais.

 

Como funciona o colesterol HDL:

Produzida pelo organismo, a lipoproteína conhecida como HDL é de alta densidade e responsável por remover o excesso de colesterol dos tecidos corporais. O HDL conduz os cristais de colesterol para o fígado, onde serão quebrados e metabolizados mais uma vez para, assim, serem descartados do corpo. Em níveis elevados, esse tipo de colesterol é capaz de reduzir os riscos de doenças do coração e ter ações anti-inflamatória e antioxidante.

Colesterol LDL:

Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado o colesterol do mau porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias. Esse acúmulo cria placas de gordura nos vasos sanguíneos e dificulta o fluxo de sangue, podendo levar a problemas no coração e até no cérebro.

 

Valores ideais de acordo com as diferenças entre HDL e LDL

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o nível do colesterol bom, HDL, presente no corpo para adultos maiores de 20 anos deve ser igual ou superior a 60mg/dl. Quando inferior a 40mg/dl, é considerado baixo, e medidas em busca do aumento desse número precisam ser pensadas.

No caso do LDL, o mau colesterol, o valor ideal é inferior a 100mg/dl. Para verificar a taxa do colesterol, é realizado um exame de sangue chamado lipidograma. Nele, será possível observar e definir a quantidade de lipídios na circulação sanguínea.

Para mais informações sobre os exames e formas de prevenção, visite a unidade do Laboratório Carlos Chagas mais perto de você ou ligue nos números (32) 2102-7600 e (32) 9 8454-6100.

 

Entre em contato conosco