Notícias

Você conhece os sintomas do sarampo?


Você conhece os sintomas do sarampo?

O sarampo é uma doença grave. Causada por um vírus, sua transmissão acontece de pessoa para pessoa, pela tosse, pela fala, pelo espirro e pela própria respiração. Ao longo do texto, vamos explicar os sintomas do sarampo que devem ser percebidos para evitar a evolução do distúrbio. Antes, é importante conhecer, também, como combatê-lo.

Segundo o Ministério da Saúde, a prevenção do sarampo só é possível por meio da vacinação. Geralmente, dividida em duas doses. A primeira é dada quando a criança completa 1 ano de vida, aos 12 meses. A outra, pouco depois, ao completar 15 meses. Devido ao aumento de casos em alguns estados brasileiros, uma dose extra foi proposta para crianças com 6 meses.

É importante lembrar que 90% dos indivíduos que não foram imunizados, ao entrarem em contato com pessoas infectadas, desenvolvem a doença. As vacinas estão disponíveis em unidades públicas de saúde e são um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra os agentes infecciosos.

Sintomas do sarampo

O principal sinal do sarampo é a febre, quando acompanha tosse e irritação nos olhos. Mal-estar intenso e nariz entupido recorrente são, da mesma forma, sintomas da doença. Além disso, em torno de três a cinco dias, a pessoa infectada pode apresentar manchas vermelhas no rosto e atrás da orelha. Depois de um tempo, as marcas se espalham pelo corpo.

Em crianças menores de 5 anos, a persistência da febre é uma grande indicação de alerta para complicações. Nos pequenos, o sarampo pode levar a outros problemas como pneumonia, infecções no ouvido e encefalite aguda. Com quadros mais graves, o sarampo pode levar à morte.

Sentiu ou percebeu em seu filho algum dos sintomas do sarampo? Nada de medicamento sem antes consultar um profissional. Não existe um tratamento específico para o sarampo, mas alguns remédios são utilizados para reduzir o desconforto e só podem ser prescritos por um médico. Para mais dicas e informações, acompanhe nossas redes sociais!

 

Entre em contato conosco