Notícias

Você sabe qual é a importância do teste do pezinho?


Você sabe qual é a importância do teste do pezinho?

O conhecido teste do pezinho, também chamado de Triagem Neonatal, é uma das formas de identificação dos bebês que têm certas chances de apresentar algumas doenças congênitas e que podem ser assintomáticas durante o período neotal. No Brasil, o teste do pezinho é um direito garantido por lei, oferecido gratuitamente, e deverá ser feito em um período específico para garantia de eficácia.

Como ele é feito?

Com duração de apenas alguns minutos, o teste consiste na coleta de uma pequena amostra de sangue do calcanhar do recém-nascido, a qual é enviada para análise. O teste é realizado no calcanhar por ser uma região menos dolorosa e com muitos vasos sanguíneos. Além disso, a triagem não apresenta qualquer risco ou efeito colateral para o bebê.

Quando ele deve ser feito?

Após o nascimento do bebê, o teste do pezinho deverá ser feito entre o 3º e 7º dias de vida. Quando a coleta é feita tardiamente, a suspeita de algumas doenças é dificultada, podendo atrasar intervenções e até mesmo tratamentos.  A triagem não poder ser feita antes de 48 horas de vida, pois o recém-nascido, durante este período, ainda apresenta alterações hormonais e metabólicas que influenciam o resultado do teste.

Quais doenças são triadas?

– Fenilcetonúria
– Hipotireoidismo Congênito
– Deficiência de Biotinidase
– Hemoglobinopatias
– Fibrose Cística

 

Lembrando que o teste não faz o diagnóstico das doenças. Funciona apenas como uma triagem e, caso apresente um resultado positivo, facilita na orientação e no encaminhamento para realização de exames específicos. Caso o teste apresente inconsistências, o hospital ou o laboratório poderá solicitar a repetição da triagem.

 

O teste do pezinho é essencial na prevenção de doenças graves e que podem causar sequelas e danos à saúde do recém-nascido.  Por isso, não deixe de realizá-lo no seu bebê!

 

 

Agende o exame