Notícias

Você sabe a diferença entre colesterol HDL e LDL?


Você sabe a diferença entre colesterol HDL e LDL?

O colesterol é um tipo de gordura fundamental para o funcionamento correto do nosso organismo. Presente em praticamente todos os tecidos do corpo humano, ele é responsável pela condução dos ácidos biliares, da vitamina D e dos hormônios esteroidais. Mas, para ser transportado no sangue, o colesterol precisa do que chamamos de lipoproteínas, divididas por tamanho e composição: a HDL e a LDL. Você sabe qual é a diferença entre elas?

Ao longo do texto, explicaremos as características de cada uma e por que elas são comumente chamadas de “colesterol bom” e de “colesterol ruim”. Boa leitura!

Colesterol HDL

A HDL, lipoproteína de alta densidade, é a encarregada de remover o excesso de gordura dos nossos tecidos. Ela guia as partículas até o fígado, onde serão eliminadas. É o processo avaliado como transporte reverso. Com essa característica, a HDL ficou conhecida como o bom colesterol. Afinal, ao realizar o descarte de gordura em alta quantidade, a lipoproteína beneficia o organismo.

Tudo isso contribui para uma ação antioxidante e também anti-inflamatória.

Colesterol LDL

A lipoproteína de baixa densidade, a LDL, atua de forma contrária – transportando o colesterol do fígado e do intestino para as membranas, células e veias. O acúmulo das partículas nesses locais, sem a devida eliminação, acaba prejudicando o bom funcionamento do organismo e pode causar problemas cardiovasculares, por exemplo. Consequentemente, a LDL foi intitulada como o colesterol ruim.

Lipidograma

Para acompanhar os níveis do colesterol, é preciso realizar o exame denominado lipidograma. Com o teste laboratorial, o médico responsável pelo pedido vai verificar o seu perfil lipídico de acordo com a quantidade de LDL e HDL. O resultado vai apresentar, ainda, valores do colesterol total e dos triglicerídeos. Ao chegar às respostas, o profissional identifica o risco do desenvolvimento de doenças e orienta os próximos passos, sejam eles de prevenção ou tratamento.

Vai fazer um check-up do seu colesterol? Conte com o Laboratório Carlos Chagas. Atendemos em nossas clínicas e realizamos coleta domiciliar. Tudo para você escolher o melhor jeito de ter sua saúde em detalhes. Em caso de dúvidas, clique aqui!

 

 

Entre em contato conosco