Notícias

Sexagem fetal: descubra o sexo do bebê mais cedo


Sexagem fetal: descubra o sexo do bebê mais cedo

A sexagem fetal é um exame que permite a identificação do sexo do bebê logo no início da gravidez. O teste, além de rápido e seguro, possui grande probabilidade de acerto ainda na oitava semana de gestação. Por isso, é ideal para papais ansiosos que querem, já cedo, definir o nome e começar os preparativos para a chegada do filho.

 

O exame é realizado com a coleta do sangue da mãe de forma não invasiva e tem poucas contraindicações. Com a amostra em laboratório, a chance de precisão do teste é de 96%, e o resultado sai em até sete dias. Ao longo do texto, você confere detalhes sobre a sexagem fetal. Acompanhe!

Como funciona a sexagem fetal?

Para realizar o exame, não é preciso jejum ou qualquer outro tipo de preparação.  A amostra de sangue retirada da mãe é de, no máximo, 20 ml. Nela, o DNA do bebê será analisado. Com as células fetais circulando no sangue materno, é possível chegar à definição do sexo com uma técnica chamada biologia molecular.

 

A biologia molecular investiga a presença ou não do cromossomo Y no material colhido. Quando há evidências dele, o resultado do exame determina que a gravidez é de um menino. A ausência, por outro lado, significa que o neném será menina. Isso porque, em seres humanos e outros mamíferos, é o cromossomo Y que determina o sexo biológico.

Quais são as contraindicações?

A sexagem fetal não apresenta riscos para a saúde da mulher nem para a do bebê. Neste sentido, as contraindicações que existem são relacionadas ao resultado do exame. Alguns aspectos podem interferir na eficácia do teste e, por isso, existem circunstâncias em que o procedimento não é indicado.

 

Por exemplo, não é recomendado que mulheres que já passaram por transfusão sanguínea ou transplante realizem o exame. Em casos assim, já foi observado que as células do doador podem modificar o resultado. A conclusão do teste também pode ser afetada em quadros de gravidez múltipla.

 

 

Animou-se com a possibilidade de descobrir o sexo do bebê mais cedo? Conheça as unidades do Laboratório Carlos Chagas, saiba qual está mais perto de você e agende já seu exame de sexagem fetal.

 

Agende seu exame