Notícias

Quando fazer um teste para detectar a Covid-19


Quando fazer um teste para detectar a Covid-19

A pandemia trouxe muitas dúvidas relacionadas ao contágio, ao tratamento e, também, aos testes de detecção da Covid-19. Você sabe quais são eles? Conhece o melhor momento para fazê-los? Neste artigo, vamos esclarecer tudo. Boa leitura!

Tipos de testes

O RT-PCR, também conhecido como teste molecular, detecta a presença do ácido ribonucleico (RNA) viral, ou seja, o material genético do vírus SARS-CoV-2. A análise demora duas horas para ser executada em laboratório.

 

Já os testes sorológicos rápidos pesquisam a presença de anticorpos contra o vírus. A duração média da análise é de 20 minutos. Não, necessariamente, precisam acontecer na estrutura de laboratório.

 

Por fim, existem os testes rápidos Elisa (imunoensaio enzimático) e Clia (imunoensaio quimioluminescente). Eles também mapeiam a presença de anticorpos, demandam cerca de quatro horas para serem concluídos e são realizados, exclusivamente, em laboratórios.

 

Cabe ressaltar que o tempo de análise e a emissão dos resultados dependem do volume de amostras e da demanda do local que você escolher. Portanto os ensaios de Elisa costumam ser liberados após 24 horas e o RT-PCR, no mesmo dia.

 

Teste rápido x teste molecular

Os testes rápidos detectam a presença de anticorpos específicos do coronavírus que o nosso corpo produz quando infectado. Eles são indicados a partir do sétimo dia de doença. Caso o resultado seja negativo, a indicação é que o paciente não teve contato prévio com o vírus. Contudo o nível alto ou baixo de anticorpos representará contaminação no momento do teste ou em período anterior a ele. Para confirmação, o procedimento deve ser repetido após uma semana.

 

O teste molecular, por sua vez, investiga o material genético do vírus. O procedimento envolve converter uma molécula de ácido ribonucleico (RNA) em ácido desoxirribonucleico (DNA). Isso facilita a análise molecular por reação em cadeia da polimerase (PCR).

 

De forma a aumentar a precisão do resultado, é recomendado que o teste seja feito entre o terceiro e sétimo dia após o aparecimento dos sintomas. Caso dê negativo, a contaminação não é totalmente descartada. Porém há indicação que, na ocasião do teste, não foi detectada carga viral.

 

Aprendeu quais são os tipos de teste rápido para detecção da Covid-19 e como identificar o melhor momento para realizá-los? Esperamos ter contribuído! Para continuar descobrindo novas informações relacionadas à saúde, continue acompanhando o nosso blog!

 

Agende seu exame