Notícias

Outubro Rosa conscientiza sobre o câncer de mama


Outubro Rosa conscientiza sobre o câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha internacionalmente conhecida que reforça a importância da prevenção ao câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra a doença e estimula a participação de todos. O movimento teve início nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Depois, com a aprovação do Congresso Americano, o outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

 

A popularidade do Outubro Rosa se espalhou para o mundo, e, atualmente, empresas e população se unem à causa. O objetivo é chamar a atenção para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

 

Confira algumas dicas para prevenir o câncer de mama

 

  • Examine-se: faça o toque nas mamas sempre;
  • Vá ao ginecologista e faça mamografia;
  • Pratique atividades físicas;
  • Alimente-se bem;
  • Reduza álcool e cigarro;
  • Reserve um tempo para fazer o que gosta.

 

Como fazer o autoexame:

 

  • De pé, coloque o braço atrás da cabeça e toque as mamas com a ponta dos dedos, desde o mamilo até a axila;
  • Verifique se há dor ou se existem em seus seios caroços, nódulos, inchaços, mudanças de coloração ou, ainda, líquidos nos mamilos;
  • Depois, deite-se na cama, com o braço atrás da cabeça, e repita o mesmo processo.

 

IMPORTANTE: Caso você sinta alguma alteração, procure um ginecologista.

 

Outros exames da mama

 

Exame clínico: apalpação das mamas feita pelo médico. Neste exame, poderão ser identificadas alterações na mama e, caso necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.

 

Mamografia: exame radiológico que detecta tumores e calcificações. Consiste em colocar a mama entre duas placas e emitir o raio X. A mamografia permite identificar lesões não palpáveis e descobrir o câncer de mama quando o tumor ainda é bem pequeno.

 

Importante:

 

O exame clínico ou mamografia não deve ser substituído pelo autoexame. Todos os exames devem ser feitos, porém, como o autoexame é executado pela própria mulher, pode ser realizado sempre, de preferência durante o banho.

 

Entre em contato conosco