Dezembro Vermelho: mês de prevenção do HIV

O Dezembro Vermelho marca o movimento de conscientização, prevenção e tratamento precoce da Aids, uma doença infectocontagiosa causada pelo HIV. A sigla, em inglês, representa o Vírus da Imunodeficiência Humana, que ataca e enfraquece o nosso sistema imunológico. No mesmo mês, a Assembleia Mundial de Saúde definiu o dia 1° como o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

A data, por sua vez, marca e reforça a solidariedade, o respeito e o comprometimento no enfrentamento da doença. Para isso, incentiva os exames preventivos e o sexo seguro. Finalmente, simbolizado por um laço vermelho, o momento lembra a ligação sanguínea e as demais ações em prol da saúde. Bons exemplos são o Outubro Rosa, representado pelo laço rosa, e o Novembro Azul, com o laço azul.

O que é a Aids?

A Aids é um distúrbio que atinge os linfócitos, as células de defesa do corpo humano. A ação do vírus HIV é capaz de alterar o DNA dessas células e multiplicá-las, fazendo cópias de si mesmo. Depois, desfaz os linfócitos com o objetivo de atingir uma maior quantidade e, assim, dar seguimento à infecção. É importante lembrar, ainda, que nem todos que possuem o HIV desenvolvem ou apresentam sintomas da doença. Logo, ter HIV não é o mesmo que ter Aids.

Independentemente de a Aids ser desenvolvida ou não, o vírus é transmissível. Ou seja, passa de pessoa a pessoa por algum tipo de contato desprotegido. No caso do HIV, a transmissão acontece via relações sexuais sem o uso da camisinha, por seringas usadas por mais de uma pessoa, por transfusão de sangue contaminado e por instrumentos cortantes sem esterilização. Além disso, mães infectadas podem passar o vírus HIV para o filho durante a gravidez, no parto ou na amamentação.

Como prevenir?

Por ser uma doença sexualmente transmissível, a primeira e mais eficaz maneira de prevenir a Aids é com o uso de preservativo. É fundamental, também, utilizar seringas, quando necessário, apenas descartáveis. Às mamães, o teste de HIV é obrigatório durante o pré-natal. Caso a presença do vírus seja detectada, um tratamento é iniciado para impedir que seja transmitido para o bebê.

Por fim, lembramos que a informação contribui para a redução da doença. Incentivar o uso da camisinha e os testes de Aids, garantir orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis e traçar estratégias de comunicação para alcançar todos os públicos são atividades para o Dezembro Vermelho e para os demais meses do ano. Entre em contato conosco, faça seu exame e previna-se!