Notícias

Combate à Tuberculose: você conhece a doença?


Combate à Tuberculose: você conhece a doença?

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa. Apesar de acompanhar o ser humano desde a pré-história, a infecção ainda precisa ser combatida diariamente devido à sua incidência. No Brasil, por exemplo, a tuberculose mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos.

Como qualquer doença passível de ser prevenida e tratada, é necessário conhecê-la para que o combate seja efetivo. Por isso, existe o Dia Mundial de Enfrentamento à Tuberculose. O propósito dessa data, marcada no dia 24 de março, é mobilizar e conscientizar a população sobre a doença.

O enfrentamento começa, portanto, divulgando informações sobre a transmissão e a prevenção da doença. Ao longo do texto, você confere indicações a respeito desses fatores. Acompanhe:

Como a tuberculose é transmitida?

A bactéria que desenvolve a tuberculose é chamada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). A doença é contagiosa e transmitida quando uma pessoa infectada expele – ao falar, espirrar ou tossir – pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso, que é aspirado por outra.

Depois de contaminada, a pessoa pode não exibir qualquer indício da doença ou ter fortes sintomas. A reação depende da imunidade de cada uma. Com certa frequência, os sinais iniciais que aparecem incluem:

  • Tosse, com ou sem secreção, que pode ser espessa ou até sanguinolenta;
  • Falta de ar;
  • Febre baixa, mais comum à tarde;
  • Cansaço excessivo;
  • Falta de apetite;
  • Sudorese noturna;
  • Perda de peso;
  • Rouquidão;
  • Fraqueza

 

Tratamento e prevenção

O tratamento contra a doença dura, no mínimo, seis meses e é feito com o uso de antibióticos todos os dias. É importante, ainda, contar com o uso de medicamentos inalatórios e ajustar a alimentação para complementar o tratamento e melhorar a qualidade de vida nesse período.

Para prevenir a tuberculose, as crianças, ao nascerem, devem ser imunizadas contra suas formas mais graves com a vacina BCG. Sobre a transmissão, a forma mais eficaz de prevenção é com diagnóstico precoce e começo imediato de tratamento. O cuidado inclui, também, evitar aglomerações em ambientes fechados e não utilizar utensílios de pessoas contaminadas.

 

Agora que conhece mais sobre a tuberculose, é hora de saber se o seu cuidado com a saúde está em dia. Já realizou o check-up anual? Lembre-se de que a prevenção é sempre a melhor escolha. Agende o seus exames pelo telefone (32) 3025-8001 ou pelo WhatsApp (32) 98454-6100.

 

Entre em contato conosco