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Você sabe qual é a diferença entre o colesterol HDL e LDL?

O colesterol é uma gordura presente no organismo, essencial para a saúde e o bom funcionamento do corpo. Ele é dividido em dois tipos: HDL, também conhecido como colesterol bom, e LDL, o temido colesterol ruim. Ambos são importantes. Entretanto, altos índices de LDL ou baixos índices de HDL podem gerar problemas.

 

Essa substância é considerada um lipídio, elemento gorduroso que existe em todas as células do corpo humano. Ele é responsável por exercer algumas funções, como a produção de hormônios e vitamina D. Você pode regular os índices desse lipídio ao ingerir alimentos de origem animal, como o leite integral, o ovo e carnes.

 

Conheça as principais diferenças entre o HDL e o LDL

HDL: também conhecido como colesterol bom, limpa o colesterol mau do corpo, levando-o até o fígado, responsável por metabolizá-lo e eliminá-lo do organismo.
LDL: considerado o colesterol ruim, causa o acúmulo de placas de gorduras nas artérias, o que diminui o fluxo de sangue de órgãos importantes do corpo humano, como cérebro e coração. Em altos índices, o LDL pode causar doenças cardiovasculares, como o derrame e o infarto.

 

Os níveis de colesterol podem ser medidos através de exames médicos.

Alimentos com colesterol bom

Assim como a prática de atividades físicas, uma alimentação balanceada é fundamental para manter os níveis de colesterol HDL e LDL bons. Conheça alguns alimentos que podem elevar os índices do bom colesterol em seu corpo.

 

Oleaginosas: Alimentos como amêndoas, castanhas e nozes possuem gorduras mono e poli-insaturadas, que são consideradas boas para o organismo. Além disso, elas também fornecem vitaminas e minerais antioxidantes, como a vitamina E e o Zinco.

 

Peixes: Ricos em ômega 3, peixes como a sardinha e o arenque ajudam a diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos, além de aumentarem o colesterol bom.

 

Linhaça e chia: Esses tipos de sementes são ótimas fontes vegetais de ômega 3 e de fibras que, além de auxiliarem na melhora do HDL,  também reduzem a absorção de gordura e colesterol.

 

Abacate: o abacate é um das frutas que ajuda a regular os níveis de colesterol. Ele é rico em gorduras monoinsaturadas e beta-sitosterol.

 

Alho: Esse famoso tempero pode ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim e triglicérides por possuir uma substância chamada alicina.

 

Azeite extravirgem: Rico em ômega 9, uma gordura monoinsaturada potente contra o LDL, o azeite de oliva extravirgem também é um aliado na redução do colesterol ruim.