Telefone para contato
Facebook

Descubra como cuidar da sua saúde durante o verão

O verão é uma das estações mais queridas e aclamadas do ano. Praia, piscinas, cachoeiras e muito sol! Mas cuidado, pois, apesar de ser uma época propícia à diversão, a estação mais quente do ano também pode causar alguns problemas à sua saúde.

 

Por isso, nós do Laboratório Carlos Chagas separamos algumas dicas para ajudá-lo a aproveitar esta época longe de problemas e se divertir sem medo. Confira!

 

Cuide da alimentação

 

Durante o verão, é preciso redobrar seus cuidados com a alimentação. Nada de comidas pesadas e gordurosas que poderão causar uma má digestão. Evite também comidas muito salgadas, já que o sal colabora para a retenção de líquidos.  Aposte nos alimentos frescos, como frutas, saladas e carnes brancas grelhadas. Além disso, preste atenção quanto à procedência dos alimentos. Você não vai querer comer algo estragado e ter uma intoxicação alimentar bem nas férias, certo?

 

Exercite-se

 

O calor tende a deixar as pessoas mais animadas a praticar atividades físicas, grande parte pela vitamina D que você recebe ao se expor ao sol. Exercitar-se, em qualquer época do ano, é fundamental para uma boa saúde. Aproveite o tempo bom para realizar atividades ao ar livre, como caminhadas, corridas e passeios de bicicleta. Mas lembre-se de tomar cuidado ao se expor demasiadamente ao sol. Todo excesso é perigoso.

 

Sol, herói ou vilão?

sols

 

Sabia que se expor ao sol é excelente para a saúde? Em contato com a luz solar, nosso corpo produz naturalmente a vitamina D3, a partir da interação dos raios UVB com a nossa pele.  Esse processo desencadeia a formação da vitamina no fígado e nos rins.

 

A exposição da pele à luz solar ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia em tratamentos de pele (como o vitiligo), psoríase e dermatites, além de ser muito importante no combate à depressão.

 

Entretanto, apesar de todos esses benefícios, a exposição em excesso pode causar alguns problemas, como queimaduras, manchas, rugas e até mesmo câncer de pele. O indicado, para aproveitar todos os benefícios e ficar longe de problemas, é limitar o contato com o sol aos horários de segurança: até as 10h e depois das 16h, quando a incidência dos raios não está tão forte.

 

Hidratação

 

Beber água e manter-se hidratado é imprescindível em todas as estações do ano, mas no verão o nosso corpo precisa de mais água para ficar hidratado. O indicado é consumir cerca de 2 litros de água, sucos naturais ou chás por dia. Se for passar um tempo na praia ou na piscina, não se esqueça de tomar líquidos. A exposição excessiva ao sol pode causar desidratação, que, quando ocorre em um nível alto, pode gerar graves problemas para o organismo. Não espere ficar com sede para se hidratar.

 

Com todas essas dicas, você está pronto para aproveitar o verão sem descuidar da sua saúde!