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7 superalimentos que ajudam no controle da diabetes

Pessoas que possuem diabetes precisam ter cuidado redobrado com a alimentação. O número de restrições alimentares é grande, mas existem alguns alimentos que ajudam a manter o controle da diabetes, aumentando a qualidade de vida.

 

Para ter uma dieta balanceada, os diabéticos precisam ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, que possuam nutrientes essenciais como cálcio, potássio, fibras solúveis, magnésio, vitaminas A (carotenoides), C e E.

 

As fibras solúveis são altamente recomendadas para pessoas com diabetes, pois ajudam a reduzir a absorção de glicose, diminuindo a concentração de açúcar no sangue, aumentando a sensibilidade à insulina, controlando o colesterol e prolongando a sensação de saciedade. Confira a lista com alguns alimentos que ajudam no controle da diabetes:

FEIJÕES

feijoes

Além de serem ricos em fibras solúveis, os feijões ajudam a diminuir os níveis de glicose do sangue. Além disso, eles são boas fontes de proteína e possuem um baixo índice glicêmico. Além dos feijões, leguminosas, como a lentilha, a ervilha e o grão de bico, também são indicadas.

 

Vinagre de maçã

vinagredemaça

Quem ingere o vinagre de maçã tem grandes chances de melhorar a sensibilidade à insulina. Além disso, ele também possui o efeito semelhante ao da metformina, um remédio muito utilizado no Brasil e nos EUA para o tratamento da diabetes.

 

Linhaça

linhaça

Rica em magnésio, a linhaça ajuda no controle da glicemia e na liberação de insulina no organismo.  Além disso, ela também é rica em gorduras boas, ômega 3 e fibras solúveis.

 

Couve

couve

Com inúmeros benefícios, a couve é um dos alimentos mais completos e recomendados para pessoas com diabetes. Ela é rica em vitaminas A, B6, C e K, cálcio, ácido fólico, magnésio e fibras, além de ser um poderoso antioxidante.  Para completar o supercombo, a couve também possui pouco carboidrato e ajuda a diminuir o LDL, conhecido como colesterol ruim.

 

Abacate

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O abacate também é um bom alimento que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, o LDL, e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Ele é rico em gorduras monoinsaturadas, responsáveis para a resistência à insulina.

 

 

Trigo integral

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Ao ingerir alimentos com trigo, opte pelo integral. Ele é rico em vitaminas do Complexo B e fibras, que ajudam no controle da curva glicêmica durante as refeições.

 

Aveia

aveia

Ingerir aveia ajuda a estabilizar o nível de glicose no sangue, devido à grande quantidade de fibras solúveis presentes em sua composição. Além disso, a aveia também é fonte de vitamina B e betaglucano, que ajudam a digestão e impedem os picos dos níveis de açúcar no sangue.

 

 

Além de incluir esses alimentos em suas refeições, evite os que são ricos em gorduras saturadas, trans e colesterol. Evite também a ingestão excessiva de carnes gordurosas, embutidos e defumados. Ao preparar os alimentos, opte por óleos vegetais, como o de girassol, canola, soja e o azeite de oliva extravirgem.